Criada em 1957 pela Companha de Formação de Geólogos (CAGE) o Curso de Geologia emerge em um contexto cuja demanda sobre profissionais da geologia era crescente (RAMOS, 1998; SIAL, 2007), em parte, procura esta estimulada na época pela recente criação da Petrobrás (1953). Até então, apenas cinquenta profissionais atuavam em todo Brasil nas atividades que se relacionavam à geologia, “eram autodidatas, oriundos dos cursos de História Natural, engenheiros e geólogos formados no exterior, todos brasileiros ou não.” (BARROSO, 1996, P. 144). Ficava evidente, concordando com Barroso (1996), a necessidade de formação de maior corpo técnico e científico para trabalhar na área e “explorar” os abundantes recursos minerais do território brasileiro.
A CAGE sediada em Pernambuco[1], oficializou a criação do Curso de Geologia do Recife através do Decreto nº 40.783, de 18 de janeiro de 1957. Escolhida A UNIVERSIDADE DO RECIFE como patrocinadora de um dos cursos de geologia do CAGE, no dia 13 de abril de 1957 e dando-se a verificar que dos, 53 inscritos, foram aprovados 19, onde se matricularam no curso e posteriormente recebendo todas as bolsas prometidas." Seu principal papel era o de formação e treinamento de profissionais e realização pesquisas didáticas. O Curso ocupava inicialmente um imóvel situado na Rua do Hospício, 425, porém, decorrente da demanda apresentada com o desenvolvimento de seus trabalhos, no ano seguinte foi necessário realizar o aluguel de um espaço para expansão, “(...) o prédio 403 à rua do Riachuelo o qual servia de pensão (...)” (CAMPANHA DE FORMAÇÃO DE GEÓLOGOS, 1958). Em momento posterior, no ano de 1965, a Escola de Geologia foi então transferida para outro edifício, situado na rua do Bosco, mas ainda no bairro da Boa Vista, Recife.
Conforme documentação em poder do MMR, a Escola de Geologia do Recife foi incorporada à Universidade Federal de Pernambuco em 15 de abril de 1965, através da Lei 4.618[2] (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, 1966). Anterior a essa data, vinculava-se à Universidade do Recife, instituição precedente à UFPE no ensino universitário no Estado de Pernambuco (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, 2016, on-line). Porém, mesmo com essa incorporação, a Escola de Geologia não se deslocou imediatamente para a sua atual localização, estando por último localizada na Rua Dom Bosco. A mudança, de fato, só ocorre no ano de 1969 quando, ao ser unificada com o Instituto de Geologia, forma o Instituto de Geociências, que posteriormente se desmembra em dois departamentos: o de Geologia e o de Engenharia de Minas; ao primeiro fica atrelado o Curso de Geologia no Campus Recife da UFPE, ocupando as dependências do prédio do CTG, onde historicamente podemos chamar de restruturação universitária.
[1] As outras escolas foram criadas em Porto Alegre, São Paulo e Outro Preto. Um ano depois, foram criados os cursos em Salvador e Rio de Janeiro. (SIAL, 2007)
[2] Datas e leis indicadas em documento sem título mantido pelo Departamento de Geologia e que está em processo de higienização e análise de conteúdo no Museu de Minerais e Rochas.