top of page

Em comemoração ao cinquentenário do Museu de Minerais e Rochas, no ano de 2017, ao âmbito da UFPE, aos 10 anos de sua abertura passando ao amplo acesso da sociedade, ocorrido em 2007, e dos 60 anos do inicio da trajetória de ensino e pesquisa em geologia no estado de Pernambuco, foi planejado, pela Diretoria, equipe e parceiros  do MMR uma série de ações (mini-projetos) que mobilizaram a história institucional do próprio Museu, do Departamento de Geologia e da Universidade.

As ações foram pensadas para utilizar toda a tipologia de acervo que está sobre tutela do MMR, priorizando as atividades de pesquisa e comunicação, difundindo para além da trajetória e personalidades da Geologia, o saber da Ciência Geológica e o desenvolvimento proveniente de seu ensino e pesquisa.

São ao todo 5 mini-projetos que se planeja realizar durante o ano de 2017-2018:

1º Mini-projeto: Exposições

a. Registro de uma trajetória: a Geologia em Pernambuco

b. Mostra comemorativa: Coleção Cláudio de Castro

c. Reescrita da exposição permanente do MMR

2º Mini-projeto: Livro – catálogo

Lançamento de uma publicação para contar a história do Museu, expor fotografias de seus acervos e estimular a percepção cultural da Geologia para toda a sociedade.

3º Mini-projeto: Percurso Geológico – MMR / Paleontologia / Bosque

Reativação do percurso de visitação ainda existente no ano de 2007, que consistia na visitação ao Sala de Exposição do Museu, Visita a Mostra PaleoPernambuco e ao Bosque de árvores fósseis.

4º Mini-projeto: Instrumentos administrativos-normativos

Elaboração e oficialização dos documentos que validam e guiam o Museu de Minerais e Rochas como Dispositivo cultural e museológico voltado para o difusão do conhecimento, do desenvolvimento e do bem estar da sociedade. Entre os documentos estão o Plano Museológico, o Regimento Interno e o Caderno de Politicas Internas (politica de acervo, de comunicação, sustentabilidade, entre outros).

Como resultado de incessantes pesquisas documentais e audiovisuais com professores, funcionários e antigos e novos alunos, o Memorial do Museu de Minerais e Rochas está em contante atualização e complementação, objetivando ser um instrumento de memória e valorização institucional e das pessoas que se empenharam na permanência e crescimento da Geologia em Pernambuco e no Brasil

Projeto Memória MMR

Seja também um parceiro nesta iniciativa. Envie sua colaboração para entrar no Memorial do MMR. Podem ser relatos, fotos, momentos e fatos históricos que são importantes para a fixação e entendimento do percurso do Museu e da Geologia em Pernambuco.

Colabore!

bottom of page